segunda-feira, maio 28, 2012

Meus Motivos

Muitos questionaram e criticaram a minha escolha. Entre estes, aqueles que me deram a oportunidade de expor meus motivos deixaram de ser tão radicais. Então vou explicar minha vida, minha cabeça e meus motivos, além do nome do blog.

Sempre ouvi "ame ao próximo como a ti mesmo". Porém o que sinto é que sempre amei ao próximo mais que a mim. E cansei disso.

Tenho 23 anos, 1,60m de altura e atualmente estou pesando 109kg. Um IMC de quase 43.
Desde pequena enfrento problemas com meu peso. Ainda na infância, por volta dos 9 anos, fiz tratamento com uma endocrinologista, ao longo de 2 anos e meio, e emagreci um bocado.

Voltei a ganhar peso na adolescência, e aos 15 anos emagreci quase 20kg. 
Em 2003

Dois dias depois da minha formatura da 8ª série, sofri um acidente. Entre tratamento, soros, remédios e tudo mais, o peso voltou a subir. Em 2008, no final do 1º período da faculdade, eu estava com 103,5kg e decidi entrar no Vigilantes do Peso. Em pouco mais de um ano, emagreci quase 40kg.


No auge do meu emagrecimento

Então, em 2010, descobrimos que meu tio estava com câncer. Acompanhamos sua batalha, o vimos definhar, vi minha mãe triste, perdendo seu irmão querido, meus priminhos perdendo o pai. Nos primeiros dias de 2011, ele se foi. Nesse tempo, metade do meu peso voltou.
                                     
Tio Lucas, à minha direita, com a camisa do Cruzeiro

Paralelamente, meu noivo, que estava doente há anos, sem diagnostico, decaiu ao mesmo tempo que meu tio. E a este, só pude acompanhar de longe, pois eu estava em BH, e não podia perder os últimos dias do meu tio, e ele estava no RJ, sem forças para viajar.

Quando ele veio para cá, dias depois do falecimento do meu tio, vi o quanto estava mal. O Júnior acabou sendo internado na Santa Casa, e só então, após quase 5 anos, foi diagnosticado com Lúpus. A internação salvou sua vida, mas foi longa, e sofrida. A primeira durou quase um mês. E menos de 3 semanas depois da alta, ele teve uma crise que quase tirou sua vida. Foi novamente internado, ficando no hospital por 12 dias, 2 deles em coma, na UTI.

Agora, graças a Deus e aos médicos ele está bem, mas com tudo isso, claro que o peso terminou de voltar.

Este ano, na minha formatura.

Não é apenas descuido. Sofro de depressão desde novinha, tenho tendência a engordar. Desde que o Júnior teve a crise que quase o levou, sofro de ataques de pânico.

Sim, eu sei que todo mundo tem problemas. Todo mundo passa por dificuldades. Tem gente passando por coisas piores que eu.
Mas, para lidar com essas coisas, nós utilizamos de válvulas de escape. Para alguns, a coisa fica focada em hábitos mais saudáveis, como a música ou os esportes. Para outros, hábitos destrutivos: álcool, drogas, anorexia, bulimia, auto-mutilação. As minhas sempre foram ler, desenhar... E comer.

Provei para mim e para o mundo que consigo emagrecer. Mas isso não basta, é necessário manter o baixo peso. Para conseguir manter meu peso baixo, eu precisaria de alguns anos de vida zen, tranquila... E isso não existe!

A vida não vai parar e me deixar estabilizar meu peso e minha cabeça. Do jeito que estou, fico a cada dia mais deprimida, cansada. Sinto cada vez mais dores, em sua maioria relacionadas ao excesso de peso. Mal consigo subir uma escada de 12 degraus sem ficar com falta de ar. Imagine então fazer caminhada, esteira, exercícios. Por enquanto tenho sorte, meus exames estão todos normais. Mas logo surgirão doenças. Diabetes, pressão alta... As chamadas comorbidades.

Depois de muito pensar, estudar, avaliar, pesquisar e conversar sobre o assunto, buscando todos os prós e contras, optei de modo muito consciente pela cirurgia bariátrica. Sei que existem riscos, mas são os mesmos de qualquer outra cirurgia. Sei que precisarei de acompanhamento médico pelo resto da vida.
No entanto, de que modo seria diferente? Quando eu viesse a desenvolver diabetes, não precisaria tomar remédios pelo resto da vida e ser acompanhada por um médico, da mesma forma?
Já me pediram para esperar um pouco mais, tentar emagrecer por outros métodos mais uma vez. No entanto, não acho sensato esperar. Agora sou jovem, tenho boa saúde, as melhores condições para a recuperação mais rápida e plena possível. Esperar e fazer a operação mais tarde só me colocaria em mais risco, me faria passar por mais sofrimento.

Considero que essa cirurgia vai mudar minha vida para melhor, me abrir um mundo de novas possibilidades. E foi uma escolha feita pensando apenas em mim. Na minha saúde, na minha felicidade, no meu futuro. A aparência é o que menos importou para essa escolha. Por isso o nome do blog é "Aprendendo a me amar". Considero esse meu primeiro grande ato de amor próprio.

8 comentários:

  1. Gostaria muito que isso não fosse necessário. Sinto muita culpa por não ter conseguido suprir você em suas necessidades, mas apoio incondicionalmente sua decisão. Espero o melhor resultado e principalmente a sua felicidades. Beijos, Mãe

    ResponderExcluir
  2. Filha... eu sempre apoiarei vc para o que for, mesmo sendo contra.

    Sabe da minha opinião e ela não mudou. Sabe dos risco e, como sabe você é livre e escolhe o caminho que quiser pois "tudo é da lei".

    Tudo que quero é que seja feliz. E afirmar que existem outros caminhos.

    TE AMO.

    ResponderExcluir
  3. Você melhor do que ninguem sabe que sou sua MÃE de coração e estou com vc pro que der e vier só quero te ver feLIZ.
    TE AMO MUITO

    ResponderExcluir
  4. Camila,
    Parabéns pela coragem espero que tudo ocorra bem!!!!
    Bjos.
    Mariana Maia.

    ResponderExcluir
  5. Sabe Camila, toda mudança é assustadora, principalmente quando se refere a nossa vida e saúde! Acho que você está sendo muito corajosa e sem dúvida isso é uma atitude de auto cuidado, carinho e auto estima!! Faço pedido a Deus que tudo de certo! Com tamanha determinação nem tem como não dá! Achei corajoso a atitude e criar esse espaço para compartilhar sua jornada é muito generoso da sua parte! Muita força na jornada e conte comigo se eu puder fazer algo!! Abraço

    ResponderExcluir
  6. Camila
    te desejo muita sorte e muita saúde, que sua coragem seja recompensada com a felicidade que vc merece. Tudo vai dar certo!!!!!!! Estarei por perto para te apoiar no que for necessário!
    Bjo grande
    Cláudio

    ResponderExcluir
  7. Mana, voce sabe que sempre te apoiarei em todas as suas escolhas e que se precisar pulo da ponte so para poder estar com voce para o que der e vier. Sei como ninguem das sua lutas para manter o peso e todo o estresse que voce passou por conta do preconceito de muitos. O ponto importante nisso tudo é que sua saúde está em jogo e essa é uma grande maneira de voce ganhar essa luta de anos. Estou torcendo e rezando para que tudo dê certo e que essa cirurgia ajude a almentar principalmente a sua alto estima. Mana amo voce demais!

    ResponderExcluir
  8. Camila, fiz alguma coisa errada, minha mensagem não saiu, de novo, tentarei ser fiel, mas, pena, não consigo escrever a mesma coisa...

    Camila, eu te amo muito. Sempre preocupei-me (você não sabe disso), ao lhe ver com peso a mais. O que fazer? É difícil controlar esta tendência à gordura, e, sobretudo as coisas que você expôs. Admiro a sua coragem, sim, é preciso coragem para se expor, como você o fez. Parabéns! Aprendi a lhe admirar ainda mais.
    Estarei torcendo por você, pela sua saúde física e emocional. Ela virá. Você é ainda, a nossa Camilinha (e, como você, tenho o hábito de achar os primos mais novos, meus sobrinhos, também). Entendo os seus pais, apesar de ser a favor (temos exemplo do Ivan na nossa família, e da especialização dele), cada um a seu jeito, se sente responsável por você, e, você provará a eles, que Lilian e Nemer teem muito motivo para se orgulharem. Isso irá acontecer. Tia Celinha estará, aqui, torcendo, por vocês, pela família que ela adora. EM FRENTE!!! AVANTE! Desejamos sua felicidade, família Matos de Sá e Sousa.

    ResponderExcluir