sexta-feira, maio 25, 2012

Empolgação

Estou me preparando para uma cirurgia que vai mudar minha vida. Hoje tive um retorno com meu cirurgião, e marcamos uma data. Temos ainda algumas coisinhas a fazer antes, e ainda restam algumas dúvidas.

Estamos avaliando se será feita a cirurgia aberta ou por videolaparoscopia.


Os problemas da laparoscopia: primeiro, no hospital onde meu cirurgião opera, meu plano de saúde não liberou a realização por esse método. Outro é a visualização, que evidentemente é menor, limitada pelas pequenas câmeras. E eu soube de um caso onde a pessoa teve a cirurgia malsucedida, e teve que fazer de novo.


Os problemas da cirurgia aberta: Recuperação um pouco mais difícil, e uma cicatriz.

Particularmente, não me importo tanto assim com a questão da cicatriz. Sou clarinha, e minha cicatrização não é ruim, então daqui um tempo é bem possível que mal dê para vê-la. O cirurgião disse que se sente melhor com a cirurgia aberta, embora tenha dito que, se o plano liberar e eu quiser, fará por videolaparoscopia. Questões a serem debatidas com meu primo Dr. Ivan.

Outra coisa que está em avaliação é a questão do método. Não quero a banda gástrica, e além de eu não querer, meu médico não faz a duodenal switch. Uma outra opção seria o balão intragástrico, mas ele não é definitivo, eu teria que me submeter a outras cirurgias.

Ficamos então entre o Bypass gástrico ou gastroplastia com desvio intestinal em "Y de Roux", popularmente conhecido como Capella, método mais realizando no mundo no Brasil.
Imagem by: Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica

A outra opção é a Gastrectomia Vertical:
Imagem by: Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica
Esse segundo método me chamou a atenção por não ter perda de absorção, pois não há nenhum desvio intestinal. Porém, nele o restante do estômago é retirado do corpo, o que não ocorre no primeiro. É um método recente, desenvolvido há 10 anos, e mais praticado nos últimos 5, que tem apresentado bons resultados. 

No entanto o método de Capella já tem 30 anos, é um método mais confiável. E meu médico afirmou que é o que apresenta melhores resultados nos pacientes da minha idade. Nenhum deles voltou a ganhar peso após a cirurgia por esse método, e o organismo jovem é capaz de reajustar seu padrão de absorção, de modo que o intestino desviado não seria um problema permanente. Além disso, qualquer que seja o método, a cirurgia é a mesma, a recuperação é a mesma e as implicações de acompanhamento e suplementos vitamínicos, idem.

Ele também disse que, se ele fosse fazer a operação em si, escolheria Capella. Também um tópico a ser debatido com o Dr. Ivan.

A data eu publico depois da minha avaliação pela junta do plano. =P


Nenhum comentário:

Postar um comentário